Vivemos tempos sombrios, onde as piores pessoas perderam o medo e as melhores perderam a esperança.
Uma existência vivida inteiramente em público, na presença de outros, torna-se, como diríamos, superficial.
Estar em solidão significa estar consigo mesmo, portanto, o ato de pensar, embora possa ser a mais solitária das atividades, nunca é realizado inteiramente sem um parceiro e sem companhia.
O perdão é a única maneira de reverter o fluxo irreversível da história.
Poder e violência são opostos; onde um domina absolutamente, o outro está ausente.
O revolucionário mais radical se torna um conservador no dia seguinte à revolução.
A suposição de que a identidade de uma pessoa transcende, em grandeza e importância, tudo o que ela possa fazer ou produzir é um elemento indispensável da dignidade humana.
A escola não é de modo algum o mundo, nem deve ser tomada como tal; é antes a instituição que se interpõe entre o mundo e o domínio privado do lar.
Ser visto e ouvido por outros é importante pelo fato de que todos veem e ouvem de ângulos diferentes. É este o significado da vida pública.
Uma vida sem pensamento é totalmente possível, mas ela fracassa em fazer desabrochar sua própria essência – ela não é apenas sem sentido; ela não é totalmente viva. Homens que não pensam são como sonâmbulos.
O novo sempre aparece contra esmagadoras chances estatísticas e suas probabilidades, que, para todos os efeitos práticos, todos os dias equivale a certeza; o novo, portanto, sempre aparece sob o disfarce de um milagre.
A confiança na realidade da vida, pelo contrário, depende quase exclusivamente da intensidade com que a vida é experimentada, do impacto com que ela se faz sentir.
Em nome de interesses pessoais, muitos abdicam do pensamento crítico, engolem abusos e sorriem para quem desprezam. Abdicar de pensar também é crime.
A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele.
O conservadorismo, no sentido da conservação, faz parte da essência da atividade educacional, cuja tarefa é sempre abrigar e proteger alguma coisa.
O poder nunca é propriedade de um indivíduo; pertence a um grupo e existe somente enquanto o grupo se conserva unido.
O objetivo da educação totalitária nunca foi incutir convicções, mas destruir a capacidade de formar alguma.
Se não nos obrigássemos a cumprir as nossas promessas, não seríamos capazes de conservar a nossa identidade; estaríamos condenados a errar, desamparados e desnorteados.
Quando a bondade se mostra abertamente já não é bondade, embora possa ainda ser útil como caridade organizada ou como ato de solidariedade.
É este caráter extramundano das boas obras que faz do amante da bondade uma figura essencialmente religiosa e torna a bondade, como sabedoria na antiguidade, uma qualidade essencialmente inumana e sobre-humana.
O mal não está nos torturadores, e sim nos homens de mãos limpas que geram um sistema que permite que homens banais façam coisas como a tortura.
Toda dor pode ser suportada se sobre ela puder ser contada uma história.
A pluralidade é a condição da ação humana pelo fato de sermos todos os mesmos, isto é, humanos, sem que ninguém seja exatamente igual a qualquer pessoa que tenha existido, exista ou venha a existir.
As mentiras sempre foram consideradas instrumentos necessários e legítimos, não somente do ofício do político ou do demagogo, mas também do estadista.
A ação, na medida em que se empenha em fundar e preservar corpos políticos, cria a condição para a lembrança, ou seja, para a história.
Só a bondade deve esconder-se de modo absoluto e evitar qualquer publicidade, pois, do contrário, é destruída.
A função da escola é ensinar às crianças como o mundo é, e não instruí-las na arte de viver.