As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.
Nos indivíduos, a loucura é algo raro - mas nos grupos, nos partidos, nos povos, nas épocas, é regra.
Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.
O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo.
Às vezes, as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas.
Tudo evolui; não há realidades eternas: tal como não há verdades absolutas.
O homem é uma corda esticada entre o animal e o super-homem, uma corda por cima do abismo.
Os maiores acontecimentos e pensamentos são os que mais tardiamente são compreendidos.
O homem que vê mal vê sempre menos do que aquilo que há para ver; o homem que ouve mal ouve sempre algo mais do que aquilo que há para ouvir.
As pessoas que não sabem amar a si mesmo buscam constantemente a aprovação alheia e sofrem quando são rejeitadas.
Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos.
Alguns nascem póstumos Eu estaria em completa contradição comigo mesmo se já esperasse hoje encontrar ouvidos e «mãos» prontos para as «minhas» verdades; que hoje não se ouça nada de mim, que hoje não se saiba tirar nada de mim, isto não é apenas compreensível, mas parece-me até mesmo normal.
A mais pérfida maneira de prejudicar uma causa é defendê-la intencionalmente com más razões.
O homem precisa daquilo que em si há de pior se pretende alcançar o que nele existe de melhor.
Os nossos pensamentos são as sombras dos nossos sentimentos, são sempre mais obscuros, mais vazios, mais simples do que estes.
Não há fatos, apenas interpretações.
Eis um invejoso; não lhe desejeis filhos; teria ciúmes deles por já não poder ter a sua idade.
Dizemos que é bom aquele que só escuta o seu coração, mas também aquele que só escuta o seu dever.
A desigualdade dos direitos é a primeira condição para que haja direitos.
Muitos são os obstinados que se empenham no caminho que escolheram, poucos os que se empenham no objetivo.
Não é a intensidade dos sentimentos elevados que faz os homens superiores, mas a sua duração.
Torne-se aquilo que você é.
Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar.
Um procura um parteiro para os seus pensamentos, outro alguém a quem possa ajudar: é assim que nasce uma boa conversa.
O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele.
Não há fenômenos morais, mas apenas uma interpretação moral de fenômenos...
Receio que os animais considerem o homem como um ser da sua espécie, mas que perdeu da maneira mais perigosa a sã razão animal, receio que eles o considerem como o animal absurdo, como o animal que ri e chora, como o animal desastroso.
É preciso ser bom e mau. E quem for bom apenas por fraqueza, é sempre eminentemente mau.
Quem, em prol da sua boa reputação, não se sacrificou já uma vez - a si próprio?
Aquele que vive de combater um inimigo tem interesse em o deixar com vida.
Os juízos de valor estão relacionados com o que nos aparece como condições da nossa existência: se as condições mudam, os nossos juízos de valor modificam-se.
Quão pouco é preciso para ser feliz! O som de uma gaita. - Sem música a vida seria um erro.
Não poderia haver felicidade, jovialidade, esperança, orgulho, presente, sem o esquecimento.
Limites do nosso ouvido: nunca se ouvem senão as perguntas para as quais se é capaz de encontrar uma resposta.
Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti.
Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez! E falsa seja para nós toda a verdade que não tenha sido acompanhada por uma gargalhada!
Odiarmos a fraqueza... porquê? Na maioria das vezes, porque somos necessariamente fracos.
A moralidade é a melhor de todas as regras para orientar a humanidade.
Em última análise, amam-se os nossos desejos, e não o objeto desses desejos.
Fiquei magoado, não por ter mentido, mas por não poder voltar a acreditar em ti.
Culpamos as pessoas das quais não gostamos pelas gentilezas que nos demonstram.
É verdade que se mente com a boca; mas a careta que se faz ao mesmo tempo diz, apesar de tudo, a verdade.
Sem prazer, não há vida. A luta pelo prazer é a luta pela vida.
Os maiores acontecimentos e pensamentos são os que mais tardiamente são compreendidos.
O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos.
O hipócrita que representa sempre o mesmo papel deixa enfim de ser hipócrita.
As vítimas do sacrifício e do espírito de sacrifício têm dele uma ideia muito diferente da dos espectadores; mas nunca lhes foi dada a palavra.
A história só é tolerável para personalidades fortes, ela sufoca as personalidades fracas.
Começamos a desconfiar das pessoas muito inteligentes quando ficam embaraçadas.
Frequentemente, para triunfar é preciso ter muitos inimigos, a fim de que todas as nossas energias estejam dispostas para o combate.
Eu procurava homens grandes, nunca encontrei mais do que «macacos de imitação» do seu próprio ideal.
Uma vez tomada a decisão de não dar ouvidos mesmo aos melhores contra-argumentos: sinal de caráter forte. Também uma ocasional vontade de se ser estúpido.
Amamos a vida não porque estamos acostumados à vida, mas a amar. Há sempre alguma loucura no amor, mas há sempre também algumas razão na loucura.
Se um homem tiver realmente muita fé, pode se dar ao luxo de ser cético.
Existo, logo penso.
A crença forte só prova a sua força, não a verdade daquilo em que se crê.
O medo é o pai da moralidade.
Não é a força mas a constância dos bons resultados que conduz os homens à felicidade.
A Igreja é exactamente aquilo contra o qual Jesus pregou e contra aquilo pelo qual ensinou os discípulos a lutarem.
Elogiamos ou criticamos de acordo com a maior oportunidade que o elogio ou a crítica oferecem para fazer brilhar a nossa capacidade de julgamento.
Quanto mais abstrata for a verdade que queres ensinar, mais tens que seduzir os sentimentos a seu favor.
Há uma inocência na admiração: é a daquele a quem ainda não passou pela cabeça que também ele poderia um dia ser admirado.
No convívio com sábios e artistas facilmente nos enganamos no sentido oposto: não é raro encontrarmos por detrás de um sábio notável um homem medíocre, e muitas vezes por detrás de um artista medíocre - um homem muito notável.
O homem procura um princípio em nome do qual possa desprezar o homem. Inventa outro mundo para poder caluniar e sujar este; de fato só capta o nada e faz desse nada um Deus, uma verdade, chamados a julgar e condenar esta existência.
Na vingança e no amor, a mulher é mais bárbara do que o homem.
Quem só tem o espírito da história não compreendeu a lição da vida e tem sempre de retomá-la. É em ti mesmo que se coloca o enigma da existência: ninguém o pode resolver senão você!
Encontra-se sempre, aqui e ali, algum semi-deus que consegue viver em condições terríveis, e viver vencedor! Quer ouvir os seus cantos solitários? Escute a música de Beethoven.
O que é o macaco para o homem? Uma risada ou uma dolorosa vergonha.
Quando deixamos de encontrar em Deus a grandeza, também não a encontramos em parte alguma. Então, ou a negamos, ou temos que criá-la.
Quando se está sempre profundamente ocupado se está acima de qualquer embaraço.
Sou demasiado orgulhoso para acreditar que um homem me ame: seria supor que ele sabe quem sou eu. Também não acredito que possa amar alguém: pressuporia que eu achasse um homem da minha condição.
Quando se vive só, não se fala muito alto, não se escreve também muito alto: se receia o eco, o vazio do eco, a crítica da ninfa Eco. A solidão modifica as vozes.
Não aconselho o trabalho, mas a luta. Não aconselho a paz, mas a vitória! Seja o seu trabalho uma luta! Seja a sua paz uma vitória!
Toda a arte e toda a filosofia podem ser consideradas como remédios da vida, ajudantes do seu crescimento ou bálsamo dos combates: postulam sempre sofrimento e sofredores.
O atrativo do conhecimento seria pequeno se no caminho que a ele conduz não houvesse que vencer tanto pudor.
A falta de confiança entre amigos é pecado que não pode ser repetido, sob pena de ser irremediável.
A solidão, mais ainda que a doença, demonstra, da maneira mais radical, se um homem foi criado e predestinado para a vida; ou se, como a maioria, o foi para a morte.
Em todos os tempos os sábios fizeram o mesmo juízo da vida: ela não vale nada.
O esforço dos filósofos tende a compreender o que os contemporâneos se contentam em viver.
Perante nós mesmo todos fingimos ser mais ingênuos do que somos: é deste modo que descansamos dos nossos semelhantes.
Pensamento e palavra: nem sequer os nossos pensamentos podemos traduzir inteiramente por meio das palavras.
'Fui eu que o fiz', diz a minha memória. 'Não posso ter feito isso', - diz o meu orgulho e mantém-se inflexível. Por fim - é a memória que cede.
É possível viver quase sem lembranças e viver feliz, como demonstra o animal, mas é impossível viver sem esquecer.
Comparadas entre si, as diferentes línguas mostram que jamais se chega pelas palavras à verdade, nem a uma expressão adequada: não fosse isso, não haveria tão grande número de línguas.
O trágico na vida de grandes homens está, frequentemente, não no seu conflito com a época e a baixeza de seus semelhantes, mas na sua incapacidade de adiar por um ou dois anos a sua obra.
Nós nunca comunicamos pensamentos; comunicamos tão-só movimentos, sinais mímicos com os quais remontamos aos pensamentos.
A maturidade do homem consiste em haver reencontrado a seriedade que tinha no jogo quando era criança.
Um homem de gênio é insuportável se, além disso, não possuir pelo menos duas outras qualidades: gratidão e asseio.
Quando se renuncia completamente a uma coisa e por muito tempo, se porventura a voltamos a encontrar, quase acreditamos que a descobrimos; e qual não é a felicidade do homem que descobre! Sejamos mais sábios do que a serpente que fica tempo demais deitada ao mesmo sol.
Um único homem sem alegria basta para criar numa casa inteira um mau humor contínuo e para a envolver numa nuvem escura: e é um milagre se este homem não está presente! É preciso muito para que a felicidade seja doença tão contagiosa. De onde é que isso vem?
É preciso estudar as misérias dos homens, incluindo entre essas misérias as ideias que eles têm quanto aos meios para combatê-las.
O que o pai calou aparece na boca do filho, e muitas vezes descobri que o filho era o segredo revelado do pai.
O problema dos valores é mais fundamental do que o problema da certeza: esta só se afirma seriamente quando tem por resolvido o problema dos valores.
Dizemos bom aquele que não pratica a violência contra si próprio, mas também dizemos bom o herói, que triunfa de si mesmo.
Pelo modo como homenageamos e pela escolha que fazemos dos que recebem as nossas homenagens, logo demarcamos a distância do que nos rodeia.
A obra de arte refere-se à natureza, como o círculo matemático ao círculo natural.
Não suporto almas estreitas: não têm nada de bom, tampouco nada de mau.
Amizade é quando duas pessoas se unem em busca de alguma verdade mais elevada.
A objecção, o desvio, a desconfiança alegre, a vontade de troçar são sinais de saúde: tudo o que é absoluto pertence à patologia.
A grandeza do homem consiste em que ele é uma ponte e não um fim; o que nos pode agradar no homem é ele ser transição e queda.
É preciso saber se perder quando queremos aprender algo das coisas que nós próprios não somos.
Não poríamos a mão no fogo pelas nossas opiniões: não temos assim tanta certeza delas. Mas talvez nos deixemos queimar para podermos ter e mudar as nossas opiniões.
Não há outro critério da verdade senão o crescimento do sentimento de poder.
Aquele que sabe profundamente se esforça por ser claro; aquele que gostaria de parecer profundo à multidão esforça-se por ser obscuro. Porque a multidão acredita ser profundo tudo aquilo de que não pode ver o fundo. Tem tanto medo! Gosta tão pouco de se meter na água!
A humanidade aprendeu a chamar a piedade de virtude, quando em todo o sistema moral superior ela é considerada como uma fraqueza.
Tema o homem a mulher, quando a mulher odeia: porque, no fundo, o homem é simplesmente mau; mas a mulher é perversa.
O gênio reside no instinto e a bondade também. Não há um ato perfeito que não seja ato instintivo. Mesmo sob o ponto de vista moral, todo o pensamento consciente se reduz a uma simples tentativa, e é geralmente o contrário da moral. -
Quando se amarra bem o próprio coração e se faz dele um prisioneiro, pode-se permitir ao próprio espírito muitas liberdades.
Fazer grandes coisas é difícil; mas comandar grandes coisas é ainda mais difícil.
O verdadeiro homem quer duas coisas: perigo e jogo. Por isso quer a mulher: o jogo mais perigoso.
A sensualidade ultrapassa muitas vezes o crescimento do amor, de forma que a raiz permanece fraca e arranca-se facilmente.
O aforismo, a sentença, nos quais pela primeira vez sou mestre entre os alemães, são formas de «eternidade»: a minha ambição é dizer em dez frases o que outro qualquer diz num livro -, o que outro qualquer «não» diz nem num livro inteiro...
As paisagens insignificantes existem para os grandes paisagistas; as paisagens raras e notáveis são para os pequenos.
Uma pessoa continua a trabalhar porque o trabalho é uma forma de diversão. Mas temos de ter cuidado para não deixarmos a diversão tornar-se demasiado penosa.
Apenas devia ser possuidor quem tem espírito: não sendo assim, a fortuna é um perigo público.
O homem superior, em cada uma das suas ações, viola um sem-número de vezes a vossa lei moral.
Sobre a educação. Paulatinamente esclareceu-se, para mim, a mais comum deficiência de nosso tipo de formação e educação: ninguém aprende, ninguém aspira, ninguém ensina - a suportar a solidão.
Eis um artista ambicioso; limita-se a ser ambicioso; a sua obra não é mais do que um vidro de aumento que estende a quem quer que a olha.
A moral não passa de uma interpretação - ou mais exatamente de uma falsa interpretação - de certos fenômenos.
É só dos sentidos que procede toda a autenticidade, toda a boa consciência, toda a evidência da verdade.
O egoísmo é esta lei da perspectiva do sentimento, de acordo com a qual as coisas mais próximas são as maiores e as mais pesadas, ao passo que todas as que se afastam diminuem de tamanho e de peso.
Quando por acaso a verdade conseguir vencer, pergunta a si próprio com uma forte desconfiança: ''Que poderoso erro se bateu a ela?''.
Dizemos bom o amigo da verdade absoluta, mas também dizemos bom o homem piedoso, que tudo transfigura.
Na minha vida ainda preciso de discípulos, e se os meus livros não serviram de anzol, falharam a sua intenção. O melhor e essencial só se pode comunicar de homem para homem.
Desenvolver todas as faculdades significa desenvolver a anarquia. Perigoso!
Nenhum artista suporta o real. Qualquer artista, olhando para trás, tem a sincera opinião de que o verdadeiro valor de uma coisa é uma «sombra» que pode ser fixada nas cores, na forma, no som, no pensamento.
Ainda que os juízes mais sagazes, e as próprias feiticeiras, estivessem convencidas do caráter culpável das práticas de feitiçaria, contudo a culpabilidade das feiticeiras não existia. Assim acontece com toda a culpabilidade.
Deus está morto: mas, considerando o estado em que se encontra a espécie humana, talvez ainda por um milênio existirão grutas em que se mostrará a sua sombra.
Descobrir profundidade em tudo, eis uma qualidade incômoda: faz com que se gastem incessantemente os olhos e que por fim se encontre sempre mais do que aquilo que se desejava.
Na nossa própria natureza selvagem é onde melhor nos refazemos da nossa não-natureza, da nossa espiritualidade...
O amor revela as qualidades sublimes e ocultas do que ama, - o que nele há de raro, de excepcional: nesse aspecto facilmente engana quanto ao que nele há de habitual.
Nós, homens do conhecimento, não nos conhecemos; de nós mesmos somos desconhecidos.
O que possa ser pago não tem valor nenhum. Eis o credo que eu estampo na cara dos espíritos mercantis.
O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são.
Se os esposos não vivessem juntos, haveria mais matrimónios felizes.
A vontade é impotente perante o que está para trás dela. Não poder destruir o tempo, nem a avidez transbordante do tempo, é a angústia mais solitária da vontade.
Definição do místico: aquele que possui muita, excessiva, felicidade e que procura uma linguagem para essa felicidade, de modo a poder reparti-la com os outros.
A ideia do suicídio é uma grande consolação: ajuda a suportar muitas noites más.
Tudo aquilo que é da minha espécie, na natureza e na história, fala-me, louva-me, encoraja-me, consola-me: o resto não o entendo, ou esqueço-o imediatamente. Nunca estamos senão em nossa própria companhia.
As mulheres podem tornar-se facilmente amigas de um homem; mas, para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena antipatia física.
O que é a verdade? Inércia. Uma hipótese que satisfaz, que exige o consumo mínimo de força intelectual.
O homem chega à sua maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira.
O que é que torna heróico? Ir ao mesmo tempo para além da sua maior dor e da sua maior esperança.
Ajuda a ti mesmo: então todos os outros te ajudarão. Princípio do amor ao próximo.
O amor e o ódio não são cegos, mas estão cegados pelo fogo que carregam dentro de si.
Uma alma que se sabe amada, mas que por sua vez não ama, denuncia o seu fundo: - vem á superfície o que nela há de mais baixo.
Quando amamos queremos que os nossos defeitos permaneçam escondidos... não por vaidade, mas para que o ser amado não sofra. Aquele que ama gostaria mesmo de parecer como um deus... e também isto não se deve à vaidade.
Os homens não odeiam a ilusão, mas as consequências deploráveis e hostis de certas espécies de ilusão.
Você vive hoje uma vida que gostaria de viver por toda a eternidade?
Quando adestramos a nossa consciência, ela beija-nos ao mesmo tempo que nos morde.
Opinião pública - preguiças privadas.
Tudo é precioso para aquele que foi, por muito tempo, privado de tudo.