A maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em se ser aquilo que se deseja parecer.
Penso que não ter necessidade é coisa divina e ter as menores necessidades possível é o que mais se aproxima do divino.
É costume de um tolo, quando erra, queixar-se dos outros. É costume de um sábio queixar-se de si mesmo.
Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.
É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal.
Não devemos pautar nossas ações buscando aprovação dos insensatos, pois isto seria uma prova de nossa insensatez.
Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade.
Se todos os nossos infortúnios fossem colocados juntos e, posteriormente, repartidos em partes iguais por cada um de nós, ficaríamos muito felizes se pudéssemos ter apenas, de novo, só os nossos.
Só sei que nada sei.
Não é dificil escapar da morte. Todo soldado sabe, basta sair fugindo. O mais dificil é escapar da maldade, pois ela é mais rapida que nós
Se a morte fosse mesmo o fim de tudo, seria isso um ótimo negócio para os perversos, pois ao morrer teriam canceladas todas as maldades, não apenas do seu corpo mas também de sua alma.
Ele supõe saber alguma coisa e não sabe. Enquanto eu, se sei, tão pouco suponho saber. Parece que sou um pouco mais sábio que ele. Exatamente por supor que sei o que não sei.
A um homem bom não é possível que ocorra nenhum mal, nem em vida nem em morte.
Se alguém procura a saúde, pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença; em caso contrário, abstém-te de o ajudar.
Há quatro características que um juiz deve possuir: escutar com cortesia, responder sabiamente, ponderar com prudência e decidir imparcialmente.
A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente, consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser.
O sábio sabe que nada sabe
A administração é uma questão de habilidades, e não depende da técnica ou experiência. Mas é preciso antes de tudo saber o que se quer.
Se alguém mente sobre você, faça o contrário para que ele se passe por mentiroso.
Muitas vezes, observando a quantidade de objetos à venda, (Sócrates) dizia a si mesmo: 'Quantas coisas me são desnecessárias!'.
É sábio o homem que pôs em si tudo que leva à felicidade ou dela se aproxima.
O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter.
Todo o discurso deve ser construído como uma criatura viva, dotado por assim dizer do seu próprio corpo; não lhe podem faltar nem pés nem cabeça; tem de dispor de um meio e de extremidades compostas de modo tal que sejam compatíveis uns com os outros e com a obra como um todo.
É preciso que os homens bons respeitem as leis más, para que os homens maus respeitem as leis boas.
Conheça-se a si mesmo.
Assim como seria ridículo chamar o filho do nosso alfaiate ou do nosso sapateiro, para que nos fizessem um fato ou umas botas, não tendo eles aprendido o ofício; assim também seria ridículo consentir ou admitir no governo da República os filhos daqueles varões, que governaram com acerto ou prudência, não tendo eles a mesma capacidade dos pais.
Aquele a quem a palavra não educar, também o pau não educará.
O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele.
A beleza é um reino muito pequeno.
Em todo o caso, case. Se tiver sorte de uma boa esposa, será feliz; se tiver má, te tornará filósofo, o que é excelente para os homens.