As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes.
Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo.
Foi o tempo que dedicastes à tua rosa que fez tua rosa tão importante.
Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.
A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixa cativar.
Sempre há outra chance, uma outra amizade, um outro amor. Para todo fim, um recomeço.
Tu julgarás a ti mesmo – respondeu-lhe o rei. – É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio. É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar.
Todas as pessoas grandes foram um dia crianças – mas poucas se lembram disso.
É preciso que eu suporte duas ou três lagartas, se eu quiser conhecer as borboletas.
Quando a gente anda sempre em frente, não pode ir muito longe…
As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Tu, porém, terás estrelas como ninguém... Tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo.
Esquecer um amigo é algo um tanto triste. Nem todos já tiveram um amigo. E ademais, se eu esquecê-lo, corro o risco de me tornar como as pessoas grandes, que já não se interessam por mais nada além dos seus códigos numerados…
O que quer dizer cativar? ? É uma coisa muito esquecida Significa criar laços.
Quando um mistério é muito impressionante, a gente não ousa desobedecer
Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fiz dela uma amiga. Ela é agora única no mundo.
Se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música.
Eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E serei para ti única no mundo.
É loucura jogar fora todas as chances de ser feliz porque uma tentativa não deu certo.
Ele não sabia que, para os reis, o mundo é muito mais simples. Todos os homens são súditos.
Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa.
A gente só conhece bem as coisas que cativou – disse a raposa-. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me.
Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.
Se tu vens às quatro da tarde, desde as três começarei a ser feliz!
As estrelas são todas iluminadas... Não será para que cada um possa um dia encontrar a sua?
Vês, lá longe, o campo de trigo? - Eu não como pão. O trigo pra mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! -Mas tu tens cabelo cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo que é dourado fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...
Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para fazê-lo feliz quando a contempla.
Os adultos não entendem nada sozinhos, e é cansativo para as crianças ficar sempre explicando as coisas para eles.
Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, como agora, sobre a relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é fonte de mal-entendidos. Mas, a cada dia, tu poderás sentar um pouco mais perto.