Compartilhar
Incorporar

75 Frases de Carl Jung

75 Frases de Carl Jung
O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung - ☆ nascido em 26/06/1875 - é o pai da escola de Psicologia Analítica e criou conceitos psicológicos usados até os dias de hoje. Seu trabalho teve forte influência da antropologia - ciência que estuda a espécie humana - mitologia, filosofia, astrologia e ocultismo.

JUNG x FREUD
Você sabia que em um determinado momento Jung e Freud - fundador da psicanálise - foram próximos? Existiu uma admiração profissional entre eles, mas tudo esfriou quando os dois homens tomaram caminhos diferentes em suas teorias. Aproveite que você está por aqui e veja também as Frases de Freud.
Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana.
Carl Gustave Jung
Tudo o que nos irrita nos outros pode nos levar a um entendimento de nós mesmos.
Carl Gustave Jung
Toda forma de vício é ruim, não importa que seja droga, álcool ou idealismo.
Carl Gustave Jung
Só aquilo que somos realmente tem o poder de nos curar.
Carl Gustave Jung
Um homem saudável não tortura os outros. Em geral, é o torturado que se torna o torturador.
Carl Gustave Jung
A sensação, para ser pura e viva, não deve trazer consigo nenhum julgamento, nem ser influenciada ou dirigida; ela deve ser irracional.
Carl Gustave Jung
Uns sapatos que ficam bem numa pessoa são pequenos para uma outra; não existe uma receita para a vida que sirva para todos.
Carl Gustave Jung
Queremos ter certezas e não dúvidas, resultados e não experiências, mas nem mesmo percebemos que as certezas só podem surgir através das dúvidas e os resultados somente através das experiências.
Carl Gustave Jung
Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta.
Carl Gustave Jung
A felicidade perderia seu significado se ela não fosse equilibrada pela tristeza.
Carl Gustave Jung
Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração.
Carl Gustave Jung
Não posso provar a você que Deus existe, mas meu trabalho provou empiricamente que o “padrão de Deus” existe em cada homem, e que esse padrão (pattern) é a maior energia transformadora de que a vida é capaz de dispor ao indivíduo. Encontre esse padrão em você mesmo e a vida será transformada.
Carl Gustave Jung
Ser 'normal' é o ideal dos que não têm êxito, de todos os que se encontram abaixo do nível geral de adaptação.
Carl Gustave Jung
Sonhos são realizações de desejos ocultos e são ferramenta que busca equilíbrio pela compensação. É o meio de comunicação do inconsciente com o consciente.
Carl Gustave Jung
Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor.
Carl Gustave Jung
Quando pensamos, fazemos com o fim de julgar ou chegar a uma conclusão; quando sentimos, é para atribuir um valor pessoal a qualquer coisa que fazemos.
Carl Gustave Jung
Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta; caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der.
Carl Gustave Jung
Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é.
Carl Gustave Jung
Os sonhos são as manifestações não falsificadas da atividade criativa inconsciente.
Carl Gustave Jung
Não sei dizer como é um homem que desfrute de completa auto-realização porque nunca vi nenhum. Antes de buscar a perfeição, devemos viver o homem comum, sem automutilação.
Carl Gustave Jung
O ego é dotado de um poder, de uma força criativa, conquista tardia da humanidade, a que chamamos vontade.
Carl Gustave Jung
Tudo depende de como vemos as coisas e não de como elas são.
Carl Gustave Jung
Nós precisamos entender melhor a natureza humana, porque o único perigo real que realmente existe é o próprio homem.
Carl Gustave Jung
A criação de algo novo é consumado pelo intelecto, mas despertado pelo instinto de uma necessidade pessoal. A mente criativa age sobre algo que ela ama.
Carl Gustave Jung
Ao observar a via de desenvolvimento daqueles que silenciosamente e como que inconscientemente se superavam a si mesmos, constatei que seus destinos tinham algo em comum: o novo vinha a eles do campo obscuro das possibilidades de fora ou de dentro, e eles o acolhiam e com isso cresciam. Parecia-me típico que uns o recebessem de fora e outros, de dentro, ou melhor, que em alguns o novo crescesse a partir de fora e em outros, a partir de dentro. Mas de qualquer forma, nunca o novo era algo somente exterior ou somente interior. Ao vir de fora, tornava-se a vivência mais íntima. Vindo de dentro, tornava-se acontecimento externo. Jamais era intencionalmente provocado ou conscientemente desejado, mas como que fluía na torrente do tempo.
Carl Gustave Jung
O indivíduo não realiza o sentido da sua vida se não conseguir colocar o seu "Eu" a serviço de uma ordem espiritual e sobre-humana.
Carl Gustave Jung
Existem bilhões de pessoas no planeta e muitos tipos de personalidades diferentes algumas são introvertidas outras extrovertidas algumas se guiam pela lógica e outras pelos sentimentos. Em um mundo com tanta diversidade como aprendemos a lidar com os aqueles que são diferentes? E como aprendemos a entender e aceitar quem nós somos?
Carl Gustave Jung
Pensamos talvez que haja um caminho seguro; ora, esse seria o caminho dos mortos. Então nada mais acontece e em caso algum ocorre o que é exato. Quem segue o caminho seguro está como que morto. Foi só depois da minha doença que compreendi o quanto é importante aceitar o destino. Porque assim há um eu que não recua quando surge o incompreensível. Um eu que resiste, que suporta a verdade e que está à altura do mundo e do destino. Então uma derrota pode ser ao mesmo tempo uma vitória. Nada se perturba, nem dentro, nem fora, porque nossa própria continuidade resistiu à torrente da vida e do tempo. Mas isso só acontece se não impedirmos que o destino manifeste suas intenções.
Carl Gustave Jung
Qualquer árvore que queira tocar os céus precisa ter raízes tão profundas a ponto de tocar os infernos.
Carl Gustave Jung
A psicologia do indivíduo corresponde à psicologia das nações. As nações fazem exatamente o que cada um faz individualmente; e do modo como o indivíduo age a nação também agirá.
Carl Gustave Jung
O sofrimento precisa ser superado, e o único meio de superá-lo é suportando-o.
Carl Gustave Jung
O que não enfrentamos em nós mesmos encontraremos como destino.
Carl Gustave Jung
Nós não podemos mudar nada sem que primeiro a aceitemos.
Carl Gustave Jung
Tenho visto as pessoas tornarem-se frequentemente neuróticas quando se contentam com respostas erradas ou inadequadas para as questões da vida. Elas buscam posição, casamento, reputação, sucesso externo ou dinheiro, e continuam infelizes e neuróticas mesmo depois de terem alcançado aquilo que tinham buscado. Essas pessoas encontram-se em geral confinadas a horizontes espirituais muito limitados. Sua vida não tem conteúdo ou significado suficientes. Se tem condições para ampliar e desenvolver personalidades mais abrangentes sua neurose costuma desaparecer.
Carl Gustave Jung
Todos nós nascemos originais e morremos cópias.
Carl Gustave Jung
O livre-arbítrio é a capacidade de fazer com alegria aquilo que eu devo fazer
Carl Gustave Jung
O encontro de duas personalidades assemelha-se ao contato de duas substâncias químicas: se alguma reação ocorre, ambos sofrem uma transformação.
Carl Gustave Jung
Onde acaba o amor têm início o poder, a violência e o terror.
Carl Gustave Jung
Todos os efeitos são recíprocos, e nenhum elemento age sobre outro sem que ele próprio tenha se modificado
Carl Gustave Jung
Os instintos são formas típicas de comportamento, e todas as vezes que nos deparamos com formas de reação que se repetem de maneira uniforme e regular, trata-se de um instinto, quer esteja associado a um motivo consciente ou não.
Carl Gustave Jung
Você não se torna iluminado imaginando figuras de luz, mas sim ao tornar a escuridão consciente. Porém, esse procedimento é desagradável, portando, não popular.
Carl Gustave Jung
Do mesmo modo que aquele que fere ao outro fere a si próprio, aquele que cura, cura a si mesmo
Carl Gustave Jung
O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera.
Carl Gustave Jung
Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo.
Carl Gustave Jung
Conhecer a sua própria escuridão é o melhor método para lidar com as trevas das outras pessoas.
Carl Gustave Jung
Se você é uma pessoa talentosa, isso não significa que você ganhou algo. Significa que você tem algo a oferecer.
Carl Gustave Jung
Até onde conseguimos discernir, o único propósito da existência humana é acender uma luz na escuridão da mera existência
Carl Gustave Jung
Que insensato eu fui! Como me esforcei para forçar todas as coisas a harmonizarem-se com o que eu pensava que devia ser…
Carl Gustave Jung
Mais cedo ou mais tarde tudo se transforma no seu contrário
Carl Gustave Jung
Tenciono agora fazer o jogo da vida, ser receptivo a tudo que me chegar, bom e mal, sol e sombra alternando-se eternamente; e, desta forma, aceitar também minha própria natureza, com seus aspectos positivos e negativos…
Carl Gustave Jung
Toda a gente tem o seu lado obscuro que – desde que tudo corra bem – é preferível não conhecer.
Carl Gustave Jung
Dentro de cada um de nós há um outro que não conhecemos. Ele fala conosco por meio dos sonhos.
Carl Gustave Jung
O principal objetivo da Terapia Psicológica não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece no equilíbrio entre a alegria e a dor. Quem não se arrisca para além da realidade jamais encontrará a verdade
Carl Gustave Jung
Sábio é aquele que admite não saber algo, pois se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento. Entretanto, se ele não sabe, mas finge saber, engana-se e retrocede, pois inibe a busca do conhecimento
Carl Gustave Jung
Às vezes as pessoas tem que fazer algo imperdoável só pra continuar vivendo.
Carl Gustave Jung
O pêndulo da mente se alterna entre perceber e não-perceber, e não entre certo e errado
Carl Gustave Jung
Uma neurose é sinal de acúmulo de energia no inconsciente, ao ponto de ser uma carga capaz de explodir
Carl Gustave Jung
Um sonho é uma pequena porta escondida no santuário mais profundo e mais íntimo da alma, que se abre para a noite cósmica e primordial, que é a alma, muito antes de existir o ego consciente.
Carl Gustave Jung
Nós podemos pensar que conseguimos controlar totalmente a nós mesmos. No entanto, um amigo pode facilmente revelar algo sobre nós e do qual não temos absolutamente nenhuma ideia.
Carl Gustave Jung
Quanto menos se conhece alguém, mais corremos o risco de construir a sua imagem de maneira distorcida, aumentando-a ou diminuindo-a.
Carl Gustave Jung
Não se apegue a quem estiver partindo porque assim você não irá conhecer quem estiver chegando.
Carl Gustave Jung
Eu não sou o que aconteceu comigo, eu sou o que eu escolhi ser.
Carl Gustave Jung
Paga-se mal a um mestre enquanto se permanece discípulo.
Carl Gustave Jung
Mas o que acontecerá, se descubro, porventura, que o menor, o mais admirável de todos, o mais pobre dos mendigos, o mais insolente dos meus caluniadores, o meu inimigo, reside dentro de mim, sou eu mesmo, e precisa da esmola da minha bondade, e que eu mesmo sou o inimigo que é necessário amar?
Carl Gustave Jung
O mundo no qual nós penetramos pelo nascimento é brutal, cruel e, ao mesmo tempo, de uma beleza divina.
Carl Gustave Jung
Não conseguimos mudar coisa alguma sem antes aceitá-la. A condenação não libera, oprime.
Carl Gustave Jung
O sonho é uma porta estreita, dissimulada no que tem a alma de mais obscuro e de mais íntimo; abre-se sobre a noite original e cósmica que pré formava a alma muito antes da existência da consciência do eu e que a perpetuará até muito além do que possa alcançar a consciência individual
Carl Gustave Jung
A vida é como o oceano , é preciso mergulhar de cabeça para sentir a sua profundidade
Carl Gustave Jung
Os sonhos fornecem informações extremamente interessantes a quem se empenhar em compreender o seu simbolismo. O resultado, é verdade, pouco tem a ver com preocupações mundanas como comprar e vender. Mas o sentido da vida não é explicado pelos negócios que se fez, assim como os desejos profundos do coração não são satisfeitos por uma conta bancária
Carl Gustave Jung
Não podemos querer entender o mundo apenas com o intelecto.
Carl Gustave Jung
Nenhuma circunstância exterior substitui a experiência interna. E é só à luz dos acontecimentos internos que entendo a mim mesmo. São eles que constituem a singularidade de minha vida
Carl Gustave Jung
A verdade sai do erro. Por isso nunca tive medo de errar, nem dele me arrependi seriamente.
Carl Gustave Jung
Todo mundo carrega uma sombra, e quanto menos ela está incorporada na vida consciente do indivíduo, mais negra e densa ela é. Se uma inferioridade é consciente, sempre se tem uma oportunidade de corrigi-la. Além do mais, ela está constantemente em contato com outros interesses, de modo que está continuamente sujeita a modificações. Porém, se é reprimida e isolada da consciência, jamais é corrigida, e pode irromper subitamente em um momento de inconsciência. De qualquer modo, forma um obstáculo inconsciente, impedindo nossos mais bem-intencionado propósitos
Carl Gustave Jung
Todos os meus trabalhos, tudo o que criei no plano do espírito, vêm das imaginações e dos sonhos iniciais.
Carl Gustave Jung
inserido por

Quem teve por aqui também gostou:

Para comentar você precisa se cadastrar.
Clique aqui para criar a sua conta!