Antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa autoestima, primeiro tenha certeza de que você não está, de fato, cercado por idiotas.
Se dois indivíduos estão sempre de acordo em tudo, posso assegurar que um dos dois pensa por ambos
A ciência moderna ainda não produziu um medicamento tranquilizador tão eficaz como o são umas poucas palavras bondosas.
A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.
O estado proíbe ao indivíduo a prática de atos infratores, não porque deseje aboli-los, mas sim porque quer monopolizá-los.
Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste.
Só os fatos da infância explicam a sensibilidade aos traumatismos futuros e só com o descobrimento desses restos de lembranças, quase regularmente olvidados, e com a volta deles à consciência, é que adquirimos o poder de afastar os sintomas.
Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer.
De erro em erro, vai-se descobrindo toda a verdade
Todos os sonhos têm o sonhador como centro. Os sonhos são absolutamente egoístas.
A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade.
Que contraste perturbador existe entre a inteligência radiante de uma criança e a frágil mentalidade de um adulto mediano.
Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda.
A humanidade progride. Hoje somente queimam meus livros; séculos atrás teriam queimado a mim
Não se cogita a repressão total das tendências agressivas do homem: o que podemos tentar é canalizar essas tendências para outra atividade que não seja a guerra.
A popularização leva à aceitação superficial sem estudo sério. As pessoas apenas repetem as frases que aprendem no teatro ou na imprensa. Pensam compreender algo da psicanálise porque brincam com seu jargão.
Existem duas maneiras de ser feliz nesta vida, uma é fazer-se de idiota e a outra sê-lo.
Acabei por convencer-me de que a masturbação era o único grande hábito, a «necessidade primitiva», e que as outras necessidades, como as do álcool, da morfina, do tabaco, não passam de seus substitutos, produtos de substituição.
Os judeus admiram mais o espírito do que o corpo. A escolher entre os dois, eu também colocaria em primeiro lugar a inteligência.
O verdadeiro crente se encontra em alto grau protegido de certas doenças neuróticas; a aceitação da neurose universal o dispensa da tarefa de criar para si uma neurose pessoal.
É quase impossível conciliar as exigências do instinto sexual com as da civilização.
O homem enérgico e que é bem sucedido é o que consegue transformar em realidades as fantasias do desejo.
O destino toma, para cada um de nós, a forma de uma mulher (ou de várias).
O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver.
Acredito que seria necessário muito tempo antes de uma criança, a quem nada se tivesse dito, começar a se preocupar com Deus e com as coisas do além.
A renúncia progressiva dos instintos parece ser um dos fundamentos do desenvolvimento da civilização humana.
Contra os ataques é possível nos defendermos: contra o elogio não se pode fazer nada.
A nossa civilização é em grande parte responsável pelas nossas desgraças. Seríamos muito mais felizes se a abandonássemos e retornássemos às condições primitivas.
O homem enérgico e bem sucedido é aquele que consegue transmutar as fantasias do desejo em realidades.
A felicidade é a realização de um desejo pré-histórico da infância. É por isso que a riqueza contribui em tão pequena medida para ela. O dinheiro não é objeto de um desejo infantil.
O «Outro» desempenha sempre na vida de um indivíduo o papel de um modelo, de um objeto, de um associado ou de um adversário.
Um homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa.
Os poetas e os romancistas são aliados preciosos, e o seu testemunho merece a mais alta consideração, porque eles conhecem, entre o céu e a terra, muitas coisas que a nossa sabedoria escolar nem sequer sonha ainda. São, no conhecimento da alma, nossos mestres, que somos homens vulgares, pois bebem de fontes que não se tornaram ainda acessíveis à ciência.
Se o desenvolvimento da civilização é tão semelhante ao do indivíduo, e se usa os mesmos meios, não teríamos o direito de diagnosticar que muitas civilizações, ou épocas culturais - talvez até a humanidade inteira - se tornaram neuróticas sob a influência do seu esforço de civilização ?
O amor pela mulher rompe os laços coletivos criados pela raça, ergue-se acima das diferenças nacionais e das hierarquias sociais, e, fazendo-o, contribui em grande medida para os progressos da cultura.
O instinto de amar um objeto demanda a destreza em obtê-lo, e se uma pessoa pensar que não consegue controlar o objeto e se sentir ameaçado por ele, ela age contra ele.
A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.
A ciência não é uma ilusão, mas seria uma ilusão acreditar que poderemos encontrar em outro lugar o que ela não nos pode dar.
O amor ou o ódio dos homens não espera, para se fixar, ter primeiro estudado e reconhecido a natureza das coisas. Os homens amam por impulso e por razões de sentimento que nada têm a ver com o conhecimento e às quais a reflexão e a meditação não podem deixar de tirar força.
A tendência para a agressão é, uma disposição inata independente, instintiva no homem … constitui um poderoso obstáculo à cultura.
Há numerosos indivíduos civilizados que recuariam aterrados perante a ideia do assassinato ou do incesto, mas que não desdenham satisfazer o seu desejo, a sua agressividade, as suas cobiças sexuais, que não hesitam em prejudicar os seus semelhantes por meio da mentira, do engano, da calúnia, contanto que o possam fazer com impunidade.
Não posso imaginar que uma vida sem trabalho seja capaz de trazer qualquer espécie de conforto. A imaginação criadora e o trabalho para mim andam de mãos dadas; não retiro prazer de nenhuma outra coisa.
Longe de ser o juiz implacável de que falam os moralistas, a nossa consciência é, pelas suas origens, «angústia social» e nada mais.
O demônio do homem é o que nele há de melhor, é o próprio homem. Não se deve empreender coisa alguma de que se não goste realmente.
Se você ama, sofre. Se não ama, adoece.
Não me lembro de nenhuma necessidade da infância tão grande quanto a necessidade da proteção de um pai.
No princípio era a ação.
As minhas capacidades ou os meus talentos são muito limitados. Zero em ciências naturais; zero em matemática; zero em tudo quanto seja quantitativo. No entanto, o pouco que possuo e que se reduz a pouca coisa foi provavelmente muito intenso.