O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las
Tem gente que esquece que você não precisa diminuir o outro para crescer – Uma pessoa humilde é aquela que não diminui o outro para crescer, há pessoas que são tão arrogantes que elas só conseguem se elevar se ela diminuir a outra pessoa, e há pessoas inteligentes que crescem junto com o outro.
Tem que ter esperança ativa. Aquela que é do verbo esperançar, não do verbo esperar. O verbo esperar é aquele que aguarda, enquanto o verbo esperançar é aquele que busca, que procura, que vai atrás.
Eu não preciso gostar de todas as pessoas, mas eu preciso respeitá-las
Quando você diz que não tem tempo pra algo é porque aquilo não é prioridade pra você.
Os verdadeiros amigos veem seus erros e te advertem. Os falsos amigos veem do mesmo modo os teus erros e os apontam aos outros.
Tolice é fazer as coisas sempre do mesmo jeito e esperar resultados diferentes.
O fracasso não acontece quando se erra, mas quando se desiste face ao erro.
Quando quero alcançar algo, preciso lutar por isso, em vez de ficar aguardando.
Uma pessoa humilde é aquela que não diminui o outro para crescer.
Afeto e conhecimento são duas coisas que se você guardar, você perde.
Não é só a educação dos filhos que é necessária, mas a dos pais também.
Um poder que se serve, em vez de servir, é um poder que não serve.
Chamo atenção para o verbo importar, que significa portar para dentro, trazer para dentro
Vale lembrar que prioridade é uma palavra sem plural. Se você põe um "s", deixa de ser prioridade. Quando ouço alguém dizer que tem duas prioridades, eu digo: "então você não tem, precisa fazer uma escolha". A prioridade requer exclusividade. Se você deu conta dessa, estabelece outra, ou então abandona essa e passa para a próxima.
É preciso ter o prazer como uma das referências para o trabalho, mas não como referência exclusiva. Sempre é necessário um desgaste para que você atinja um resultado.
Elogie em público, e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender, e ensina sem humilhar.
A sorte segue a coragem daqueles que enfrentam seus medos e sabem aproveitar todos os momentos.
Para que serve o autoconhecimento? Para que eu ganhe potência, vitalidade, energia, competência no exercício da minha existência.
E o que há de positivo na nova geração? Ela não quer um trabalho automático e robótico. Ela quer compreender a razão de estar fazendo o que faz.
Cuidado com gente que não tem dúvida. Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir.
É impossível falar em ética se nós não falamos em liberdade. Quem não é livre não pode evidentemente ser julgado do ponto de vista da ética.
Criar um futuro pacífico não significa ser complacente, mas a justiça também não pode ser rancorosa.
Prestar atenção no outro de maneira sincera, eis um aprendizado que devemos procurar desenvolver nas nossas relações.
Não é a morte que me importa, porque ela é um fato. O que me importa é o que eu faço da minha vida enquanto minha morte não acontece, para que essa vida não seja banal, superficial, fútil, pequena.
Volto ao ponto: minha liberdade não acaba quando começa a do outro, ela acaba quando acaba a do outro.
O erro não é algo para ser punido, mas para ser corrigido. O que deve ser punido é a negligência, a desatenção, o descuido.
Enquanto aguardamos aquilo que virá, não podemos deixar de viver aquilo que pode ser vivido agora.
Há uma diferença entre olhar a desgraça como etapa e olhá-la como conclusão. Aí é que entra a energia da coragem!
Só é possível caminhar em direção a excelência se você souber que não sabe algumas coisas.
Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.
A expressão mais inteligente, mais forte que existe para criar renovação, reinvenção, inovar a vida, inovar a capacidade e reforçar é a expressão: “NÃO SEI”. É a expressão que inaugura o novo.
A coisa mais perigosa que existe é o incompetente com iniciativa.
Cabe destacar que nem tudo que vem do passado é ultrapassado. Muita coisa que vem do passado precisa ser levada adiante.
A passagem de cada um pela vida deve contribuir para que, ao final, o mundo não esteja pior do que era antes. As pessoas são lembradas pelo comportamento que têm no trabalho, com os amigos, na família.
Cansaço resulta de um esforço intenso e estresse resulta de um esforço para o qual você não vê sentido. Cansaço se cura descansando. Estresse só se cura se houver mudança de rota.
Por que eu preciso morar em grandes cidades, viver desesperado dentro de um carro para lá e para cá, restringir imensamente o meu tempo de convivência com as pessoas de quem eu gosto, reduzir o meu ócio criativo para ficar num lugar onde vão me oferecer apenas e tão-somente dinheiro?
Um jovem diz: eu quero fazer o que eu gosto. Eu também. Só um imbecil gostaria de fazer o que não gosta. Todo mundo gosta de fazer o que gosta. No entanto, para fazer o que gosta é preciso que dê passos não tão agradáveis no cotidiano.
A escola, por exemplo, não cria violência sozinha, apenas reproduz a violência dentro dela.
VOCÊ É VOLÚVEL OU É VELHO? Adotar todas as mudanças é ser volúvel! Recusar todas é ser velho! Portanto, é preciso equilibrar essa condição.
Não cabe ao Estado, via escola pública, substituir a responsabilidade que a família tem, a menos que ela esteja em situação de descuido total.
O adolescente infrator será sempre resultado de uma sociedade que descuida das suas crianças e jovens.
Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!
Quem concorda contigo o tempo todo, ou não gosta de você, ou não te respeita, ou está se preparando para te derrubar.
Há uma palavra que circula muito hoje por aí, no campo da ética, que é "tolerância". Cuidado com essa palavra, porque tolerar significa suportar, aguentar. "Eu tolero que você tenha outra religião, que você não seja como eu", quase como se falasse "eu autorizo que você seja diferente". A palavra mais adequada (e sólida éticamente), que precisa substituir "tolerância", é "acolhimento". Acolher significa "eu te recebo em mim como igual".
Claro que não devemos ser alguém que só tem dúvida, pois se assim for qualquer ação e intervenção fica impossibilitada; no entanto, não ter algumas delas em alguns momentos é sinal de tolice e reducionismo mental.