Não são os teus amigos ou inimigos que te levam a praticar o mal. É a tua própria mente
Ao falar você apenas repete o que já sabe, mas ao ouvir, talvez possa aprender alguma coisa.
O que você ganhou com a meditação? – Nada. Mas deixe-me dizer o que perdi com ela: ansiedade, raiva, depressão, insegurança, medo da velhice e da morte.
A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade.
Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima.
Você é uma centelha da Chama Eterna. Você pode ocultar a centelha, mas jamais poderá destruí-la.
Todos os tipos de sementes de poder estão dentro de você, esperando para você fazê-las crescer.
Um diamante terá o menos valor só por estar coberto de lama? Deus vê a beleza imutável da sua alma. Ele sabe que nós não somos os nosso erros.
O que você perder no mundo não será uma perda para sua alma. Confie em Deus e destrua o medo, que paralisa todos os esforços para ser bem sucedido e atrai exatamente aquilo que você receia.
Quaisquer que sejam as condições que eu tenha que enfrentar, sei que elas representam o próximo degrau na minha evolução. Aceitarei de bom grado todos os desafios, porque sei que dentro de mim estão a inteligência para compreender, o amor para aceitar e o poder para superar.
O Homem não é importante pelo seu Ego ou pela sua personalidade. O Homem é importante porque, como alma, ele é parte de Deus.
O mais sábio é aquele que busca a Deus. O mais bem-sucedido é aquele que O encontrou.
Não fique mentalmente revisando seus problemas constantemente. Deixe-os descansar um pouco e eles podem se resolver sozinhos; mas cuide para não descansar muito, de modo que o seu discernimento se perca. Em vez disso, utilize esses períodos de descanso para ir fundo nas calmas regiões do seu Eu interior.
O devoto sábio deve ser prudente, nunca temeroso: deve cultivar um espírito corajoso, sem contudo se expor imprudentemente a situações que possam despertar apreensões. Não tema nada, mas tente amedrontar o medo… Lembre-se, sejam quais forem os seus testes, você já tem dentro de si a força necessária para enfrentá-los. Deus não permitirá que você seja testado além da sua capacidade de suportar.
Somente você é responsável por si mesmo. Ninguém mais pode responder por seus deveres quando o ajuste final chegar. O seu trabalho no mundo – na esfera onde o seu karma, sua própria atividade passada, colocou você – pode ser realizado somente por uma pessoa: você mesmo. E o seu trabalho pode ser denominado um “sucesso” somente quando, de alguma maneira, servir aos seus semelhantes.
Não leve as experiências da vida tão a sério. Não deixe principalmente que elas o magoem, pois na realidade, nada mais são do que experiências de sonho… Se as circunstâncias forem ruins e você precisar suportá-las, não faça delas uma parte de você mesmo. Desempenhe o seu papel no palco da vida, mas nunca esqueça de que se trata apenas de um papel. O que você perder no mundo não será uma perda para sua alma. Confie em Deus e destrua o medo, que paralisa todos os esforços para ser bem sucedido e atrai exatamente aquilo que você receia.
Não é pela concentração em dogmas que poderemos alcançar Deus e sim pelo verdadeiro conhecimento da alma… Para mim, não existem judeus, cristãos ou hindus; todos são meus irmãos. Eu presto adoração em qualquer templo, pois todos foram construídos em honra de meu Pai.
Cultive o hábito de pensar em Deus durante as suas atividades. É extremamente importante tornar este hábito parte de sua vida diária. Não siga a regra apenas por alguns dias, esquecendo-a logo depois. Siga-a todos os dias, da melhor maneira possível. Mesmo que escorregue e volte a seus antigos hábitos, continue tentando. No devido tempo, você se tornará uma pessoa saudável e espiritualmente forte.
Se você desistiu de ter a esperança de ser feliz um dia, alegre-se. Jamais perca a esperança. Sua alma, reflexo do Espírito eternamente cheio de alegria, é, em essência, a própria felicidade.
A caridade escraviza as pessoas. Compartir a sabedoria, capacitando-as a ajudar a si mesmas, é superior.
Não é necessário viver todo tipo de experiências humana para se alcançar a sabedoria suprema. Você deve ser capaz de aprender com a experiência dos outros. Por que envolver-se em um panorama de infindáveis experiências para enfim descobrir que nada neste mundo jamais poderá fazê-lo feliz?
Seja tão simples como você pode ser, você ficará surpreso ao ver o quão simples e feliz sua vida pode se tornar.
Alimente apenas amor em seu coração. Quanto maior for sua aliança com o bem, maior será o bem em sua vida.
A alma é uma coisa que a espada não pode ferir, o fogo não pode destruir, que as águas não podem maltratar, que o vento de meio-dia não pode secar.
A alma que não se abate, que recebe indiferentemente tanto a tristeza como a alegria, vive na vida imortal.
Assim como pomos de lado uma roupa usada e vestimos uma nova, assim o espírito se desfaz da sua indumentária de carne e se reveste de uma nova.
Inascível, imortal e imutável permanece o espírito, embora morta pareça a sua habitação.
Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, dedicar-se de todo o coração a ele.
É a própria mente de um homem, e não seu inimigo ou adversário, que o seduz para caminhos maléficos.
Pratiquem a bondade, não criem sofrimento, dirijam a própria mente. Esta é a essência do Budismo.
Existem três classes de pessoas que são infelizes: a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina e a que ensina e não faz.
Jamais, em todo o mundo, o ódio acabou com o ódio; o que acaba com o ódio é o amor.
Somos o que nossos pensamentos fizeram de nós; portanto tome cuidado com o que você pensa. As palavras são secundárias. Os pensamentos vivem; eles viajam longe.
O fogo, em si mesmo, não é bom nem mau. Quando somos aquecidos por ele, dizemos: “Como é lindo o fogo!”Ao queimar-nos os dedos, nós o condenamos. De acordo com o uso que fazemos dele, ele nos causa uma sensação boa ou má. O mesmo se dá com o mundo.
Más ações contraem a alma, o poder diminui. Boas ações expandem a alma, o poder aumenta.
As dificuldades fortalecem a vontade e aumentam o poder de resistência.
Os semelhantes se atraem. Pessoas que pensam igual procuram e atraem umas às outras. Você atrai continuamente pensamentos, influências e condições que mais se aproximam de seus pensamentos.
No universo nenhum pensamento, ação ou energia se perdem. Oportunamente, de alguma maneira imprevisível, darão seus frutos aqui ou mais adiante, na forma de felicidade ou infelicidade, de acordo com a natureza boa ou má do impulso. Assim, você que tem intenções nobres, se deseja o mais elevado bem, siga o caminho da retidão e evite o caminho do mal.
O homem semeia um pensamento e colhe uma ação. Semeia uma ação e colhe um hábito. Semeia um hábito e colhe caráter. Semeia caráter e colhe o destino.
Se você manda um pensamento de amor ou ódio a alguém, este irá até a pessoa e lhe estimulará um pensamento semelhante, depois voltará a você com força redobrada.
Quanto menos pensamentos tiver maior será a sua força mental e sua concentração
O homem cria seu próprio destino pelo seu modo de pensar e agir. Pode mudar seu destino. Sobre isto não existe dúvidas. Pensando certo e se esforçando de fato, pode-se tornar senhor do seu destino.
Coloque o seu coração, mente, intelecto e alma até mesmo para seus menores atos. Este é o segredo do sucesso.
Nem mesmo um quarto de nossos pensamentos são puramente nossos, mas sim captados da atmosfera. Por isso devemos pronunciar mentalmente o nome de Deus (mantra). Isso nos protegerá contra as más influências.
Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.
Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a melhor saúde mental e a felicidade.
Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.
Creio que a pessoa que teve mais experiência de privações consegue enfrentar problemas com mais firmeza que a pessoa que nunca passou por sofrimento. Portanto, visto por esse ângulo, um pouco de sofrimento pode ser uma boa lição para a vida.
A verdadeira compaixão não consiste em sofrer pelo outro. Se ajudamos uma pessoa que sofre e nos deixamos invadir por seu sofrimento, é que somos ineficazes e estamos tão somente reforçando nosso ego.
Dê sem contabilizar.
Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro.
Todos queremos a felicidade e evitar o sofrimento. Todos temos o mesmo direito de ser felizes, e aí reside a nossa igualdade fundamental. Não é necessário seguir filosofias complicadas. Nosso próprio cérebro, nosso próprio coração é o nosso templo. A filosofia é a bondade.
As melhores coisas da vida, não podem ser vistas nem tocadas, mas sim sentidas pelo coração.
Meu apelo por uma revolução espiritual não é um apelo por uma revolução religiosa.
Torne o resto da sua vida tão significativo quanto possível. Consiste apenas em agir levando os outros em consideração. Assim, encontrará paz e felicidade para si mesmo.
O egoísmo causa a ignorância, a cólera e o descontrole, que são a origem dos problemas do mundo.
Se você conta com alguém que tem menos qualidades que você, isso levará à sua degeneração. Se você conta com alguém com qualidades iguais às suas, você permanece onde está. Somente quando conta com alguém cujas qualidades são superiores às suas é que você atinge uma condição sublime.
Enquanto vivemos neste mundo estamos destinados a encontrar problemas. Se, nessas ocasiões, perdemos a esperança e nos desencorajamos, diminuímos nossa habilidade de encarar as dificuldades. Se, por outro lado, nos lembramos que não se trata apenas de nós, mas, que todos têm de passar por sofrimento, esta perspectiva mais realista aumentará nossa capacidade e determinação para sobrepujarmos os problemas. Na verdade, com essa atitude, cada novo obstáculo pode ser encarado como sendo mais uma v?aliosa oportunidade de aprimorar nossa mente!Desse modo, podemos gradualmente nos esforçar para nos tornarmos mais compassivos, ou seja, podemos desenvolver tanto a genuína empatia pelo sofrimento dos outros, quanto a vontade de ajudar a remover sua dor. Como resultado, crescerão nossas próprias serenidade e força interior.
A compaixão tem pouco valor se permanece uma ideia; ela deve tornar-se nossa atitude em relação aos outros, refletida em todos os nossos pensamentos e ações.